Version 2

    Olá,

     

    Hoje vamos iniciar uma série de artigos visando a preparação para a certificação RHCJA no JBoss EAP 6. Atualmente eu sou  RHCJA no JBoss EAP 5 e JBoss EAP 6. A Red Hat disponibiliza em seu site um link para que sejam realizadas as consultas do certificados: https://www.redhat.com/wapps/training/certification/verify.html?certNumber=120-026-836. Antes de iniciar a prova todo candidato assina um termo em que se compromete a não revelar o conteúdo e nem as questões cobradas durante a mesma. Portanto vamos estudar os tópicos fornecidos no próprio site da Red Hat um por um.

     

    Essa série vai ser um pouco diferente pois pela primeira vez vou gravar vídeos em vez de escrever. Acredito que desse modo vocês vão conseguir pegar mais detalhes. A média desses vídeos serão de Dois por semana portanto fiquem ligados e estudem para que final dessa série de vídeos vocês possam fazer a prova.

     

    O texto abaixo foi  está disponivel no site da Red Hat:

     

    Visão geral

     

       Este guia fornece informações que os candidatos podem usar na preparação para realizar o exame JBoss® Certified Application Administrator (JBCAA) sobre aplicativos e administração da JBoss Enterprise Application Platform® 6 (JBoss EAP) em ambientes empresariais e de produção. A Red Hat não se responsabiliza pelo conteúdo ou pela precisão de outros guias, livros, recursos on-line ou qualquer outra informação fornecida por organizações ou indivíduos que façam parte do Treinamento e Certificação da Red Hat. A Red Hat se reserva o direito de alterar este guia conforme apropriado. Recomendamos que os candidatos que se inscreveram nas próximas classes ou exames verifiquem este guia periodicamente para verificar se ocorreram alterações.

     

       Empregadores potenciais de um candidato que possua a certificação JBCAA devem verificar todas as reivindicações de pessoas que afirmam possuir essa credencial, solicitando o número do certificado e consultando-o na ferramenta de verificação de certificação da Red Hat.

     

    Exames com base no desempenho

     

        O exame JBCAA é uma avaliação baseada no desempenho dos conhecimentos do candidato com relação à administração dos aplicativos empresariais que usam JBoss EAP. Os candidatos executam diversas tarefas rotineiras de administração no sistema e são avaliados para verificar se eles atendem a critérios objetivos específicos. O teste com base no desempenho significa que os candidatos devem realizar tarefas semelhantes às que eles devem realizar no trabalho.

     

    Formato do exame JBCAA

     

        O exame JBCAA é interativo e prático, com duração de 4 horas. Não é permitido acessar a Internet durante o exame. Não é permitida a entrada de quaisquer documentos impressos ou eletrônicos. A proibição também veta anotações, livros e outros tipos de material. O acesso à Internet também será controlado rigorosamente. A documentação enviada com o JBoss EAP fica disponível durante o exame. Lembre-se disso ao estudar.

        A Red Hat se reserva o direito de fazer alterações no formato do exame, inclusive no tempo e nas políticas acima. Tais alterações serão divulgadas antecipadamente através de revisões deste documento.

     

    Preparação para o exame JBCAA

     

        A abordagem com base no desempenho da Red Hat significa que a experiência é a melhor forma de se preparar para o exame. No entanto, até mesmo as pessoas mais experientes podem apresentar falhas de conhecimento, então a Red Hat recomenda que todos os candidatos do JBCAA passem pelo curso JB248 JBoss for Administrators I. Este curso oferece uma boa introdução ao tópico, podendo ser um complemento eficaz à experiência, além de um material auxiliar de grande valor na preparação para o exame. A participação nessa aula não é obrigatória, de forma que o candidato pode optar por fazer apenas o exame.

        Embora a participação nas aulas da Red Hat possa ser uma parte importante da preparação de uma pessoa, ela não garante a aprovação no exame. Experiência prática anterior também é um fator importante que determina o sucesso.

     

    Ambiente do exame JBCAA

     

        Você irá trabalhar em um sistema Red Hat Enterprise Linux® 6 durante o exame, portanto, será útil ter experiência anterior com Linux ou UNIX. O objetivo desse exame não é testar as habilidades com administração do sistema operacional, portanto não é necessário possui ampla experiência com Linux/UNIX. Você terá um ambiente de desktop completo no qual trabalhar e nós forneceremos uma lista de comandos básicos para consulta além de páginas principais e outros documentos fornecidos com o Red Hat Enterprise Linux.

     

        O Fedora é uma alternativa de ampla disponibilidade para você praticar sua habilidade com o Linux. Está disponível uma versão Live CD com a qual você pode trabalhar no Fedora sem precisar instalá-lo no seu computador. Embora ele não seja exatamente igual ao ambiente do Red Hat Enterprise Linux, é parecido o suficiente para o nível de familiaridade necessário.

     

    Objetivos do exame

     

        A Red Hat se reserva o direito de incluir, modificar e remover objetivos. Tais alterações serão divulgadas com antecedência por meio de revisões deste documento.

        Ao usar o JBoss EAP, os candidatos ao exame JBCAA devem ser capazes de realizar as tarefas abaixo sem assistência. As tarefas foram agrupadas em categorias para ajudá-lo a se preparar.

     

    Instalar e gerenciar o JBoss EAP

     

        Instalar o JBoss EAP em um local específico do sistema.

        Instalar outras bibliotecas nativas específicas do sistema operacional para aprimorar o desempenho do JBoss EAP

        Configurar os requisitos mínimos de segurança para acessar e gerenciar o JBoss EAP

        Acessar e gerenciar o JBoss EAP usando as ferramentas fornecidas

        Configurar e iniciar um domínio multinó e multiservidor do JBoss EAP, com distribuição em pelo menos dois hosts com múltiplos servidores por host

     

    Configurar domínios, hosts e servidores do JBoss EAP

     

        Criar e remover domínios, hosts e servidores do JBoss EAP

        Iniciar, monitorar e parar domínios, hosts e servidores individuais do JBoss EAP

        Configurar a utilização da memória de Java no nível de hosts, servidores e grupos de servidores

     

    Configurar o JBoss EAP para aceitar operações de cluster e HA

     

        Configurar conexões de rede persistentes para serviços JBoss EAP (em endereços e portas)

        Configurar clustering HA usando redes TCP unicast ou UDP multicast

        Proteger os canais de comunicação entre os nós do cluster

        Configurar um equilíbrio de carga com base em Apache para controlar falhas de sessões HTTP em um ambiente HA

     

    Monitorar e gerenciar o JBoss EAP

     

        Criar e restaurar as imagens de configuração

        Configurar o registro em log do JBoss EAP

        Configurar e proteger a interface do JMX do JBoss EAP para monitoramento externo

     

    Configurar o JMS no JBoss EAP

     

        Criar e configurar tópicos e filas no JMS

        Proteger o acesso a destinos do JMS

     

    Gerenciar aplicativos no JBoss EAP

     

        Selecionar os perfis de servidor apropriados do JBoss EAP com base nos requisitos de aplicativos

        Configurar DataSources (compatíveis ou não com XA)

        Implantar e remover aplicativos

        Implantar e remover bibliotecas e drivers adicionais

        Implantar um aplicativo web no contexto da raiz

     

    Configurar conectores de web no JBoss

     

        Ajustar e configurar as propriedades do conector da web do JBoss EAP, conforme solicitado

        Configurar a integração do Apache com o JBoss EAP

        Configurar uma conexão criptografada de SSL

     

    Configurar a segurança do JBoss EAP

     

        Criar, modificar e usar domínios de segurança

        Conectar o JBoss EAP a fontes de segurança externas especificadas, como LDAP e DBMS

        Proteger o acesso aos serviços do JBoss EAP

     

    Fonte: http://br.redhat.com/training/courses/ex248/examobjective

     

    Vamos utilizar o JBoss EAP 6 no CentOS 6.4 para que seja o mais próximo da prova.