Cada vez mais estamos escutando o termo APM ( Application Performance Management ).Se você não tem uma solução APM em seu ambiente é bem provável que esteja no escuro em muitos aspectos, pois essas soluções monitoram toda a “saúde” do seu parque de servidores e isso inclui os servidores de aplicações, sistemas de arquivos, aplicações web, banco de dados , ataques DOS entre outras coisas. Atualmente uma das ferramentas mais completas e que mais se destacam é o Dynatrace da Compuware. Além de oferecer um monitoramento completo de toda a arquitetura envolvida como “transaction flow”podemos utilizar essa ferramenta para encontrar Connection Leaks, Memory Leaks,Deadlocks entre outras coisas.
A coleta das métricas utilizadas pelo Dynatrace é feita através de um Java Agent no servidor que será monitorado. Para instalar o Agent basta executar pela linha de comando;
1
| java -jar dynatrace-agent-5.x.x.xxx-unix.jar
|
Ao executar o comando acima será solicitado um diretório ( geralmente utilizo o /opt ) onde as bibliotecas e os agentes serão instalados e em seguida basta seguir as instruções.
Após esse procedimento devemos configurar o path Agent no JBoss. Em modo Standalonebasta editar o arquivo standalone.conf e adicionar no JAVA_OPTS como abaixo:
1
| JAVA_OPTS= "$JAVA_OPTS -agentpath:/opt/dynatrace-5.x.x/agent/lib64/libdtagent.so=name=jboss_hml,server=dynatrace.mydomain.com:9998"
|
Em modo Domain edite o arquivo host.xml ou host-slave.xml nos Host Controllers e adicione a configuração na instância que será monitorada:
1
2 3 4 5 6 7 | < server name = "instance-01" group = "my-group" >
|
Após esses procedimentos reinicie os servidores envolvidos e se conecte ao cliente doDynatrace para que as aplicações e métricas possam ser visualizadas.
Alguns Screenshots:
Referências:
- http://karunsubramanian.com/apm/application-performance-management-101/
- http://www.dynatrace.com/en/technology/java.html
Abraços
Comments