2 Replies Latest reply on Jun 12, 2013 9:44 AM by rimolive

    Alguém usa outros subprojetos Hibernate (Envers, Search, OGM)?

    rimolive

      Olá,

       

      Gostaria de fazer uma pequena pesquisa de mercado sobre a utilização dos subprojetos Hibernate além do Hibernate ORM. Entre eles, gostaria de mencionar:

       

      • Hibernate Envers (Integrado ao Hibernate ORM a partir da versão 4.x)
      • Hibernate Search
      • Hibernate OGM
      • Hibernate Spatial (Não é oficialmente um projeto JBoss, mas já ouvi dizer que será oficialmente integrado. Site do projeto: http://www.hibernatespatial.org/)

       

      Enfim, gostaria que me contassem quais projetos utilizam/já utilizou e quais são suas experiências (sejam elas boas ou ruins) sobre cada um deles.

        • 1. Re: Alguém usa outros subprojetos Hibernate (Envers, Search, OGM)?
          ataxexe

          Eu já usei o Envers quando não era integrado ao Hibernate (se não me engano foi com o Hibernate 3.6) e tive uma boa experiência, principalmente pela facilidade nas pesquisas e a integração ser muito transparente pelos eventos do Hibernate. O único ponto meio complicado foi em relação aos DBAs: como o Envers audita entidades e não colunas de tabela, os DBAs tendem a torcer o nariz quando olham o schema "duplicado" na base em vez de uma tabela de auditoria de colunas.

          • 2. Re: Alguém usa outros subprojetos Hibernate (Envers, Search, OGM)?
            rimolive

            Os DBAs piram mesmo! rs

             

            Acredito que isso vêm por causa da falsa impressão de que DBAs devem gerenciar os dados e não é bem assim. Existe a figura do DA (Data Administrator) que é quem gerencia as tabelas e seus relacionamentos, mas muitas empresas acabam juntando os dois em um único profissional.