6 Replies Latest reply on Dec 12, 2013 7:44 AM by rimolive

    JBoss EAP x WebSphere

    adrianoschmidt

      Pessoal..

       

      Não sei se vou gerar polêmica com esse post.. mas se gerar.. tudo bem vai ser divertido hahah

       

      A IBM lançou um paper hoje ("The study was commissioned by IBM") comparando o WebSphere com o JBoss EAP...

       

      Na minha opinião esse paper não foi muito imparcial não..

       

      http://www.infoq.com/vendorcontent/show.action?vcr=2520

       

      O que vocês acham?

       

      Abraços!

      Adriano Schmidt

      http://www.localhost8080.com.br/

      https://www.facebook.com/localhost8080.com.br

        • 1. Re: JBoss EAP x WebSphere
          rimolive

          Adriano,

           

          Prefiro não responder para não parecer que eu estou sendo parcial. =D

           

          No entanto, qualquer paper comprado por uma empresa para falar bem de seus produtos e me aparecer com diversos números e estatísticas pra mim devem ser ignorados (inclusive os da JBoss/Red Hat). Afinal, 99% das estatísticas são falhas (inclusive essa).

          • 2. Re: JBoss EAP x WebSphere
            mauriciomag

            Oi Adriano,

             

            Acredito que qualquer um de nós que der uma resposta irá parecer imparcial. Recentemente estava lendo uma entrevista de um dos principais desenvolvedores do WebSphere onde ele dizia da complexidade em que esse servidor havia se tornado e da dificuldade em evoluir o produto. Eu realmente só não encontrei o link dessa entrevista mas se encontrar eu coloco aqui.

             

            A melhor resposta é a comercial e da comunidade. O JBoss tem sem duvida uma das comunidade mais participativas do mundo Open Source lançando inúmeros projetos todos os meses com muitas novidades e evoluções tecnologicas.

             

            Em minha opinião os principais servidores do mercado atualmente são o JBoss EAP e WebLogic deixando o WebSphere com um nicho bem especifico de clientes IBM onde você compra super servidores e de brinde leva o WebSphere ou mesmo quando os projetos estão utilizando soluções especificas da IBM.

             

            Como eu disse o proprio mercado dá a resposta no dia a dia!

             

            Um Grande Abraço,

             

            -- Mauricio Magnani

            • 3. Re: JBoss EAP x WebSphere
              adrianoschmidt

              Concordo com você.

               

              Na verdade acredito que os dados podem até estar corretos, porém, foram considerados apenas os dados que interessavam para a IBM, e não todos os dados reais. A forma que você mostra os dados é a xis da questão.

               

              Quando você faz um estudo científico como esse você acaba limitando muitas coisas e chegando num cenário específico onde nem sempre o resultado alcançado é o resultado na maior parte das situações.

              • 4. Re: JBoss EAP x WebSphere
                adrianoschmidt

                Fala Maurício, quanto tempo!

                 

                Eu uso bastante o JBoss e também bastante o WebSphere pois tenho um cliente que o utiliza.

                 

                Acredito que o WebSphere tem suas qualidades também, principalmente se você usar tudo da IBM, desde servidores, ALM, IDE, e talvez até banco de dados (DB2), se não me engano o HSBC é assim.

                 

                Mas tenho muitos problemas e dificuldades no uso do WebSphere no dia-a-dia, principalmente durante o desenvolvimento de aplicações Java.

                 

                O WebLogic eu conheço pouco, porém, sei que seu valor é até 10 vezes maior que o WebSphere, que já não é tão barato..

                 

                Gostei da frase "o proprio mercado dá a resposta no dia a dia!" : D


                Abraço!!

                Adriano

                • 5. Re: JBoss EAP x WebSphere
                  mauriciomag

                  rsrs vdd faz tempo hein

                   

                  Acredito que o Citibank tamém utilize o WebSphere... mas isso é bem variável. Vamos ver o que vai acontecer nos proximos anos!

                  • 6. Re: JBoss EAP x WebSphere
                    rimolive

                    Adriano,

                     

                    Veja a lógica utilizada: "Websphere tem sua qualidades SE combinadas com os outros produtos da IBM". Isso por si só já me deixa preocupado porque isso entrará na velha história do Vendor-Locking e é isso que eu repudio.

                     

                    Nesse ponto, eu acredito fielmente em padrões abertos e se manter ao máximo neles. Usar um application server de um Vendor X porque, se combinadas com os outros produtos do mesmo, trará mais benefícios ok. Mas se um dia o contrato for renovado e o preço for muito caro, o custo de migrar para outros Vendors se torna inviável.

                     

                    Enfim, apenas minha opinião a respeito... =D