Skip navigation

JBUG Brasil

3 Posts authored by: rimolive

O primeiro encontro do JBUG:Brasil em 2014 foi muito bacana. Nesse encontro, tratamos sobre Cloud Computing com palestras sobre OpenShift e Openstack.

 

Para dar início ao encontro, eu reforcei alguns pontos sobre a comunidade e que gostaría de destacar:

 

  • Nossa comunidade está com 145 membros e com isso temos um número bem expressivo em relação aos outros JBUGs e com isso eu convido a todos que compartilhem experiências e problemas através do artigos e discussões.
  • O projeto JBoss Book (livro sobre administração de servidores JBoss) precisa de pessoas para  escrever alguns dos capítulos já discutidos e por isso reforço o convite para que possamos criar um livro com o conhecimento da comunidade.
  • Uma funcionalidade nova foi adicionada na página do grupo e se chama "Pergunte ao JBUG:Brasil". Trata-se de uma caixinha de pesquisa para procurar por qualquetr assunto dentro do conteúdo do grupo (artigos, foruns, etc.). Essa ferramenta já está funcionando e para se tornar mais eficiente os itens anteriores serão muito importantes

 

Sobre o OpenShift, eu não fiz uma apresentação com slides e tópicos básicos porque eu gostaria de fazer uma coisa mais prática. Então eu apresentei alguns dos meus projetos e também o OpenShift Origin, o projeto da comunidade, rodando em uma Máquina Virtual. Quem quiser, pode baixar as Máquinas Virtuais já prontas para rodar o OpenShift Origin em seu Hypervisor preferido no site do projeto.

 

Depois do nosso break(não, não dançamos no evento =P) o Luan Cestari apresentou o Openstack, uma solução IaaS (Infrastructure-as-a-Service). A apresentação cobriu tudo sobre todos os componentes do Openstack bem como o futuro dele. Foi uma ótima apresentação para quem queria saber mais sobre o assunto.

 

Para quem não foi, espero que vocês possam participar em outros encontros e que possam vir apresentar em outros encontros. Gostaria de agradecer o Luan e a Hanneli por organizar o evento e já temos uma nova data para o encontro: dia 08 de Março. Daremos maiores detalhes mais tarde. Quem quiser as fotos do evento, podem ver aqui.

 

Até o próximo encontro!

Realizado na Caelum em SP, o primeiro encontro do JBUG:Brasil foi muito bacana. Pudemos enfim nos conhecer (melhor que ficar vendo um profile no jboss.org, né?), conversar a respeito daquilo que gostamos muito e já tivemos duas apresentações legais. Esperamos poder trazer cada vez mais apresentações técnicas com a mesma qualidade e atrair cada vez mais pessoas interessadas em contribuir. Houve também um sorteio de mochilas da Red Hat, dois sortudos ganharam uma bela mochila. Aproveito para agradecer ao Paulo Silveira da Caelum por ceder o espaço para nós. É assim que se cresce o espírito de comunidade!

 

As apresentações estão no slideshare e foram assuntos super legais e despertaram o interesse de todos. Abaixo estão as apresentações:

 

 


 


 

Vocês podem também conferir as fotos do encontro aqui.
Até o próximo encontro!

Olá a todos,

 

A minha intenção em criar o primeiro post no blog da comunidade é falar sobre a importância de se engajar apenas em uma sociedade. Em uma sociedade, na minha opinião, há muitas idéias mas para assuntos diversos e claramente muitas pessoas preferem nem se meter nos assuntos mesmo sabendo que lhes interessa e se beneficiarão disso.

O espírito de comunidade pra mim vai além, pois ele reúne um grupo (e por grupo, não quero dizer um grupo fechado) de pessoas com mesmos interesses e que tenham interesse em saber mais, em poder dar uma parte de suas idéias para que se crie algo melhor. Algo que todos se beneficiem e que todos possam se orgulhar de que fizeram alguma diferença. É com esse espírito que eu venho participado com mais frequência da comunidade, pois minhas idéias, sejam elas boas ou não, serão ouvidas. Isso não significa que eu sou uma pessoa influente, mas uma pessoa que quer melhorar algo que todos se beneficiarão e com isso poderemos evoluir cada vez mais.

jbugbrasil-logo-600x127.pngO logo do JBUG:Brasil

Esse primeiro post no blog da comunidade representa pra mim o início de um grupo que apesar de hoje apenas representar uma página com nomes eu acredito que seremos uma comunidade muito mais importância do que nunca. O mundo todo está voltado ao nosso país, somos um dos poucos países (se não o único) que incentivamos o uso do Open Source e ainda por cima somos visivelmente os que mais gostam e contribuem com isso. Continuo pedindo: Divulguem a seus colegas, postem dúvidas e idéias, sugiram coisas novas e vocês com certeza serão ouvidos. Aqui fazemos o que mais gostamos: contribuir com assuntos de que compartilhamos interesse.

Aproveitando, conversei com algumas pessoas no JUDCon Brasil 2013 no último dia 20 (vale lembrar que o evento foi um sucesso) sobre os próximos passos do grupo e com certeza teremos muito o que falar ao longo desse mês. Aguardem novidades e espero que gostem... =D

Filter Blog

By date:
By tag: