8 Replies Latest reply on May 7, 2013 5:30 PM by mauriciomag

    Ofertas de Treinamentos JBoss AS no Brasil

    mauriciomag

      Olá,

       

      Visando facilitar a vida de quem está iniciado no "mundo JBoss" vou listar aqui alguns lugares que realizam treinamentos JBoss no Brasil. Antes de tudo quero deixar claro que não tenho nenhuma relação comercial ou trabalhista com nenhuma das empresas listadas abaixo.

       

       

      Eu gostaria de saber se alguém fez treinamentos nessas empresas. Podemos detalhar os prós e contras como custo beneficio. Acredito que essas informações vão poder ajudar a galera a escolher qual seria o lugar mais adequado.

       

       

      Red Hat Brasil

       

      JBoss Application Administration I com Exame (JB249) - https://br.redhat.com/training/courses/jb249/

       

      Como já dizia um velho amigo meu: Nada melhor que pegar o conteúdo direto da fonte. O JB249 é uma ótima opção para quem precisa aprender o JBoss EAP 6 ( JBoss AS 7 ) desde o início chegando a coisas mais avançadas como configurar um cluster com balanceamento de carga. O curso ainda te deixa preparado para a cerfificação JBoss o RHCJA. Os laboratórios utilizado ao longo do curso são realmente muito bons e se encaixam de forma perfeita com o conteúdo.

       

       

      Dextraining

       

      JBoss AS 7 Arquitetura e Administração e Performance Tuning - http://www.dextraining.com.br/cursos/jboss-performance-tuning/  / http://www.dextraining.com.br/cursos/jboss-arquitetura-e-administracao/

       

      Tenho um carinho especial por esse Curso da Dextra pois foi onde dei meus primeiro passos com JBoss AS. Atualmente o curso de JBoss da Dextra foi totalmente reformulado e é um dos mais atualizados do mercado. Os treinamentos da Dextra são sensacionais! Eles conseguem unir a parte teórica e prática de uma forma bem interessante. Quando eu fiz o curso tive o prazer de ter como professor o Bill Coutinho  que manja muito de tuning  de aplicações Java.

       

      4Linux

       

      JBoss AS para Administradores de Sistemas e performance, tuning, clustering e alta disponibilidade - http://www.4linux.com.br/cursos/cursos-jboss-quem-tem-os-maiores-cases-brasil.html#curso-436

       

      Um curso com custo beneficio interessante. A 4Linux tem um excelente material sobre JBoss AS criado pelo Fernando Lozano. Não sei dizer se o material ainda é o mesmo mas até algum tempo atrás eu gostava muito de como o Fernando abordava os assuntos nas apostilas.  Existe ainda a possibilidade de fazer o curso a distância o que conta ponto e muito para pessoas que não tem como se deslocar para os grandes centros!

       

       

      Eu mesmo vou dar um treinamento esse mês mas não vou citar a empresa pois quero que essa thread seja bem imparcial.  Se as empresas citadas nessa thread quiserem deixar a opnião ai abaixo  também estão convidadas.

       

      E voces conhecem outras Empresas? Como são os treinamentos?

       

      Grande Abraço

      -- Mauricio Magnani Jr

        • 1. Re: Ofertas de Treinamentos JBoss AS no Brasil
          marcelomrwin

          Fala Mauricio. Cara, acho que vale a pena relatar a experiência que tive que no final me deu a possibilidade de manter contato com você e outros do grupo. Acho que como muitas empresas decidimos trocar o servidor de aplicação que usamos hoje, na verdade estavamos interessados em sair de um servlet container para um servidor de aplicação. Googlamos bastante em busca de empresas de treinamento e chegamos exatamente as empresas que você está listando. O problema para nós era que o prazo dos cursos estava longo demais para nossas necessidades e os valores de curso presencial estavam muito altos. Sou de Recife/PE e tentamos achar profissionais especializados aqui no mercado mas não tivemos sucesso. De fato, tomamos conhecimento de empresas que fazem uso do servidor mas o conhecimento que possuem nele está limitado ao necessário para fazê-lo funcionar atendendo as necessidades deles. Logo, nossa conclusão foi a de que se tivessemos um treinamento com estes profissionais estariamos limitados a visão destes da plataforma e não era exatamente o que gostaríamos. Todos estes cursos quase que na totalidade são ofertados em SP (como sempre)... para nós que não estamos lá nos resta contratar uma consultoria e pagar (muito caro) para que venham ministrar o treinamento aqui.

           

          No nosso caso, decidi iniciar um estudo por conta própria, adquiri livros e bastante material na web e claro, contei muito com a ajuda de muitos profissionais da comunidade onde Mauricio foi um dos que contribuiu grandemente. Após aproximadamente 2 meses de estudos e pesquisa realmente adquiri um conhecimento bem razoável da plataforma jboss. Ainda tenho muita, mas muita coisa mesmo para estudar. Estou até pensando em estudar para a certificação.

           

          Por outro lado, eu poderia ter economizado muito tempo de estudo se tivesse a oportunidade de realizar um curso ou treinamento. Principalmente para empresas, o tempo não espera e o quanto antes ela puder treinar seus profissionais ganha em tempo de resposta e consequentemente em competitividade.

           

          Infelizmente esta gama de treinamentos não está disponível na maior parte do Brasil. Pelo menos nós aqui tivemos muitas dificuldades. Então decidi me tornar este profissional. Na minha lista de preparação não estou descartando viajar a SP para fazer um destes treinamentos. Ou então vou investir mais tempo em pesquisa e estudo com literatura e testes. E quem sabe adquirir conhecimento e experiência suficiente para iniciar um centro de estudos e treinamento na cidade onde moro.

           

          Desculpe Mauricio, imagino que seu tópico não tenha a intenção de expôr oq escrevi mas achei relevante demonstrar o quão importante é um treinamento profissional.

           

          Abraço a todos

          • 2. Re: Ofertas de Treinamentos JBoss AS no Brasil
            mauriciomag

            Oi Marcelo,

             

            Que isso sua opnião foi muito boa.  Colocou um ponto bem interessante e que eu não havia abordado nessa thread.  Quando fiz o meu primeiro treinamento na Dextra também tive que me deslocar pois morava em Cuiabá. Como voce mesmo disse a maioria dos profissionais JBoss estão centralizados aqui em SP e em Brasília.  Eu também acredito no esforço: no pain no gain!!!!

             

            O Custo também é alto e na maioria das vezes não "cobre" o que realmente precisamos!!!!  Mas por um outro lado profissionais iniciantes sentem bem mais dificuldade em aprender como Livros e Laboratórios próprios e isso exige um pouco de "experiência" acho que voce deve concordar comigo nessa parte né?!

             

            Parabéns pelo seu esforço e realmente voce adquiriu o conhecimento bem rápido

             

             

            Grande Abraço

            • 3. Re: Ofertas de Treinamentos JBoss AS no Brasil
              edu.moreira

              Oi Mauric

               

              Atualmente não estou mais na 4Linux, mas ministrei dois cursos por lá. O primeiro é mais voltado a Administradores de JBoss, muito abrangente podendo atender as necessidades de equipes de Infra como também Desenvolvimento, o material deste primeiro curso foi elaborado pelo Fernando Lozano. O segundo curso têm o primeiro como pré-requisito, não obrigatório acho, pois se trata de um curso avançado, o que exige um conhecimento mínimo, até para melhor assimilação. Este segundo curso tem por objetivo criar um ambiente de Alta Disponibilidade, usando JMeter para carga, Proxy Reverso (Mod_Proxy e Mod_Cluster) como Frontend, e Zabbix para acompanhamento. Desta forma são feitas as simulações e ajustes (Tunning) no JBoss e no Apache. Excelente conteúdo, fui instrutor dos dois cursos nos tempos que estive na empresa, viajei pelo país ministrando estes cursos em 2012.

               

              Abraço a todos.

              • 4. Re: Ofertas de Treinamentos JBoss AS no Brasil
                mauriciomag

                Oi Eduardo,

                 

                Muito obrigado pela contribuição   Ajudou pra caramba a gente ter uma idéia do conteúdo da 4Linux

                 

                Pow qualquer coisas estamos ai... se quiser contribuir também está convidado! Vejo que voce é bem experiente e pode ajudar e muito por aqui.

                 

                Grande Abraço

                • 5. Re: Ofertas de Treinamentos JBoss AS no Brasil
                  arimate

                  Mauricio,

                   

                  Estou estudando JBoss pelo documentação oficial e pretendo obter a certificação RHCJA. você poderia me indicar livros para meus estudos? existem simulados também como tem nas certificações Java? como funciona essa certificação?

                   

                  Para início queria fazer a certificação mais básica possível.

                   

                  Obrigado,

                   

                  Ari

                  • 6. Re: Ofertas de Treinamentos JBoss AS no Brasil
                    mauriciomag

                    Oi Ari,

                     

                    Bacana...  eu recomendo o seguinte livro --> http://www.packtpub.com/jboss-as-7-configuration-deployment-administration/book

                     

                    Infelizmente não existe simuludo para essa prova pois ela é totalmente prática a dica é  é pegar cada tópico da RHCJA  e praticar no Linux. Como auxilio utilize o livro acima e a documentação Oficial.

                     

                    Saber utilizar a Documentação Oficial é muito importante pois a mesma pode ser utilizada durante a prova.   Tenho certeza de que se voce sentiar segurança em fazer todos os tópicos cobrados voce vai passar

                     

                    A Certificação custa em torno de 400,00 Dólares e não é necessário fazer nenhum treinamento como requisito.  A prova só está sendo realizada na Red Hat em Sao Paulo.

                     

                    A RHCJA é a mais básica para produtos "JBoss".  Existem outras para o JBoss Hibernate e JBoss Seam mas aqui no Brasil só conheco 2 pessoas que tem elas.

                     

                    Grande Abraço e Boa Sorte

                    • 7. Re: Ofertas de Treinamentos JBoss AS no Brasil
                      arimate

                      Mauricio,

                       

                      Obrigado pelas informações. Vou procurar o livro para comprar. Em relação aos estudos vou seguir suas orientações, vou pegar cada tópico e praticar.

                       

                      Sobre o valor da prova se eu passar a consultoria vai me reembolsar, portanto vou estudar igual a um louco! rsrs...

                       

                      Onde fica o endereço da Red Hat aqui em Sampa?

                       

                      Obrigado Mauricio,

                       

                      Ari

                      • 8. Re: Ofertas de Treinamentos JBoss AS no Brasil
                        mauriciomag

                        Oi Ari,

                        Estuda mesmo hehe

                         

                        Segue o contato para quem deseja fazer um curso ou certificação JBoss / RHEL na Red Hat Brasil.

                         

                        AV. BRIGADEIRO FARIA LIMA, 3900 – 8°ANDAR – ITAIM BIBI – SÃO PAULO

                         

                        CEP: 04538-132IP: (11) 3529 6000 / Fax: (11) 3078 – 2840 / SUPORTE: 0800-602-5222

                         

                        Atualmente a responsável pelas informações sobre certificação e cursos é a Daniela Souza - dsouza@redhat.com .

                         

                        Abs