2 Replies Latest reply on Jul 28, 2016 1:47 PM by mauriciomag

    Disaster Recovery com JBoss EAP 6 e JON 3.3

    mauriciomag

      Fiz um video pessoal: https://vimeo.com/175910079 Grande Abraço

        • 1. Re: Disaster Recovery com JBoss EAP 6 e JON 3.3
          marco.simoes

          Mauricio, muito show a sua solução utilizando o JON, acabei utilizando essa solução de uma outra forma dentro do meu cenário e vou compartilhar com todos, pois pode ser útil.

           

          Utilizando o JON para monitorar tanto o JBoss quanto o Apache, pude perceber que quando a minha quantidade de sessões concorrentes no Apache chega a 600, uma das minhas JVMs começam a degradar, com aumento de utilização da Heap e muitas coletas do GC, como solução de contorno, subi uma outra instância JVM em outro host e a principio meu problema não ocorreu mais. O único problema a principio da minha solução é que como utilizo servidores na nuvem, acabo tendo um custo mais alto por manter este outro host de pé o tempo todo para não ter problemas, sendo que o cenário de 600 sessões concorrentes ocorre uma vez ao dia.

           

          Utilizando a sua solução adotei a seguinte configuração:

          - Mantenho o meu segundo host configurado com o server desligado, ou seja, ele não aloca muitos recursos de memória da máquina o que me economiza alguma coisa $$$.

          - Criei um alerta no monitoramento do Apache para quando o numero de sessões chegar a 400 ele me envia um e-mail e aciona um script CLI que ativa a minha JVM no outro nó, se antecipando ao problema já mapeado. Utilizei a métrica "heap" na minha configuração do modcluster, pois assim ele faz um balanceamento entre os dois nós pelo consumo da memória heap.

          - Criei um outro alerta no Apache para realizar o "clean"  do alerta anterior, só que este alerta é acionado quando o numero de sessões no Apache é inferior a 100, quando ele é acionado, ele desativa o alarme anterior, me envia um e-mail informando que os acessos foram normalizados e dispara um script CLI para desligar a segunda JVM configurada.

           

          Com esta configuração, consigo subir o outro nó do cluster, de acordo com a minha quantidade de acessos.

           

          Só não coloquei ainda em produção, pois quero evitar que ao desligar o segundo nó do cluster, eu derrube as conexões dos usuário desta JVM, para isso, precisarei antes desabilitar o contexto deste nó no modcluster (mod cluster manager) e aguardar a quantidade de sessões ativas neste nó chegar a 0 ai então poderia derrubar o nó. Esta solução ainda estou estudando como fazer.

           

          Valeu pela dica, me ajudou muito aqui.

           

          Grande abraço.

          • 2. Re: Disaster Recovery com JBoss EAP 6 e JON 3.3
            mauriciomag

            Vlw Mestre!!! Muito boa essa tua solução :)  Acho que vai ser bem util pra galera. Parabéns e obrigado por compartilhar. Grande abraço