3 Replies Latest reply on Apr 3, 2017 9:22 AM by rimolive

    SWAP deve ser desabilitada?

    regis.ricardo

      Bom dia, sempre trabalhei com servidores de aplicação, e sempre vi o uso de SWAP em servidores LINUX/UNIX, a poucos dias fiz um comentário aqui no trabalho informando a um profissional que o servidor estava acusando no zabbix que estava com memória abaixo dos 15%, ao verificar no servidor verifiquei que ele estava fazendo uso um tanto modesto da memória SWAP, foi então que ele comentou para desabilitar o uso da SWAP, achei e ainda estou achando estranho isso, ou seja, "isso pode  Arnaldo?", gostaria da ajuda dos senhores nesta discussão.

        • 1. Re: SWAP deve ser desabilitada?
          rimolive

          A recomendação é sempre ter Swap configurado em sistemas Linux, portanto esse comentário de desabilitá-lo não cabe em nenhum momento.

           

          Outro ponto importante é que no próprio Kernel do Linux tem um parâmetro que define a porcentagem de informações que o SO irá mandar para a swap. Isto posto, não há razão nenhuma em desabilitar a Swap.

          1 of 1 people found this helpful
          • 2. Re: SWAP deve ser desabilitada?
            regis.ricardo

            Pois é, também penso assim, até mesmo porque se não me engano o Red Hat não aceita ser instalado sem memória swap, sabe quando você sabe de algo, mas a pessoa é tão convincente que você acaba ficando na duvida, o argumento foi que: "A swap é uma memória lenta e o java come ela!", realmente o swap é mais lento que a memória convencional, e realmente em uma esmagadora maioria dos casos o java, come muita memória, mas em lugar nenhum eu ouvi falar de desabilitar o uso do swap, nem sei o que pode acontecer no servidor se desabilitar o uso dela.

            • 3. Re: SWAP deve ser desabilitada?
              rimolive

              Outra falácia dita aqui: "O Java come toda a Swap". Apesar de estar correto dizer que a Swap é um tipo de memória mais lenta que a Memória RAM (uma vez que sua área de armazenamento é no Disco), não é correto afirmar com toda a certeza de que o Java come toda a Swap. Afinal de contas, o Java é apenas mais um processo dentre todos os outros rodando no SO e portanto quem faz esse gerenciamento de memória é o próprio SO e portanto quem deve ser responsável por alocar dados entre memória RAM e Swap é o próprio SO. Por isso deve-se sempre analisar a performance de uma aplicação, e no caso de encontrar uma performance insuficiente considerar fazer um Tunning nos componentes.

               

              Por fim, é bom conhecer de fato todos os argumentos que levou o camarada a chegar nessa conclusão, vai que ele está levando em conta algum bug ou um problema que não é necessariamente a Swap ou o Java em si?